Cibersalão

Cibersalão é um espaço real e virtual onde pessoas envolvidas na produção digital criativa podem se encontrar para conversar. Ao celebrar e promover as múltiplas possibilidades das tecnologias de informação e comunicação, cibersalão pretende organizar discussões ao vivo e na internet que foquem no novo meio digital.
O conceito de cibersalão (cyber-salon) é muito simples e eficaz: a troca de conhecimento digital é uma ação importante a favor da democratização do saber que deve acontecer no dia-a-dia, sem professores e alunos, e sim parceiros que comparem e repassem dúvidas e saberes.
Cybersalon é troca de conhecimento digital. Este termo foi cunhado alguns anos atrás no Reino Unido. Para compreender a origem do termo, eu imagino umas senhoras de outra época e lugar fazendo "sala" (salon) na casa de uma delas, a beber um cha trocando dicas sobre o bolo de chocolate e o molho madeira.
De repente pulo pro presente e vejo vc com o notebook equilibrado nos joelhos, a caneca do café ou a longneck, dependendo do horario, apoiada no chão, a explicar pros seus amigos como fez isso e aquilo... e ainda de relance, contrapartida valiosa quando rolar, aprendendo de alguém do grupo um macete bacana que mesmo nao conhecia. Pronto, cyber-salon!
Depois que entendeu isso, de repente vc vai se flagrar fazendo cibersalão a toda hora!


Um cibersalão, enfim, é simplesmente quando duas ou mais pessoas, ao vivo ou também virtualmente, chat onLine, skype etc, conversam sobre o proprio conhecimento digital trocando seus saberes.
Isso para alguns de nos ja é coisa comum, se pensar atentamente.
Ainda melhor, eu digo então, fica a essencia do cibersalão se essa troca de conhecimento gera um produto, seja singular quanto coletivo, que demostre o valor da sabedoria adquirida.


Cibersalao.Pipa - de 7 a 17 de maio de 2009
- Troca de conhecimento digital e muito mais. Veja http://cibersalao.eca13.org
O conceito de cybersalon chegou ao Brasil por meio do movimento do software livre, do qual ideologicamente eu faço parte.
No começo de 2009 nasceu a ideia do cibersalão.br que rapidamente se espalhou pelo pais. No outono daquele ano houve cibersalão em muitas cidades brasileiras. Em algumas cidade o cibersalão durou apenas algumas horas, em outras alguns dias.
Aqui na Pipa quem organizou o primeiro cibersalão foi Tatiana Wells, Josiene Santos e eu.


Foi troca de conhecimento digital e muito mais mesmo. Aproveitando do embalo, outros temas foram inseridos na programação do evento, realizando um festival de ideias alternativas.
Ruiter Rodrigues SP apresentou o conceito de permacultura e bio-construção. executou juntos com jovens e adultos da Pipa algumas peças de uso quotidiano realizadas de forma completamente alternativa, como um forno solar, feito com dois caixas de papelão, folhas de jornal amassadas, meio rolo de aluminio e um vidro encontrado no lixo, no qual forno foi assado o pao durante todo o evento e depois.
Flavia Vivacqua SP, recem-saida de sua experiencia à Terra UNA, nos apresentou outros novos conceitos: a ecovila e a residencia artistica, ambos temas interessantes e atualissimos.
Teve naturalmente bastante troca de conhecimento digital. Da Bahia veio em massa a galera do Coletivo Cidadão Comum e outras grandes figuras apareceram do Pernambuco tmb, como Ricardo Brasileiro com suas manipulações musicais eletronicas.
Houve troca-troca de softwares (livres) e livros, dicas quentes, gambiarra e metareciclagem.
Um holandes, apelidado de SalsaMan, apresentou LIVES, um software (livre) de mixagem audio/video que ele mesmo criou, e explicou como melhor aproveitar do programa, criando interação com os presentes.
Teve tmb o lançamento de um livro, projeções de videos e muitas outras atividades...
Também rolou um cyber-party, no ex-mango bar na rua da gameleira, com uma jam session unica e irrepetivel: BNegao RJ, Cidadao Comum BA, Ricardo Brasileiro PE e os musicos rastafari de Pipa RN. Nas paredes curvas do local, uma seleção de imagens destorcidas e as sombras dos presentes!
Foi muito bom!
Como eu sempre digo, só nao participou quem nao quis!
O evento foi anunciado na web e com cartazes e panfletagem na rua...
Houve uma boa parceria com as pousadas de Pipa, que hospedaram os visitantes, com o Santuario Ecologico e com a Escola Maturi.
Pesquisando cybersalon, cibersalão.br e cibersalão.pipa na web se encontram umas coisas interessantes, mesmo se como sempre acontece, tem muito material foto, audio e video produzido durante o evento que ainda nao foi editado e publicado.

Escute Sobreviventes, faixa mp3 gravada ao vivo durante o cyber-party

[jack demilia]